terça-feira, 17 de maio de 2011

As Cidades Satelites


As cidades satélites surgiram com um objetivo simples de abrigar e afastar moradores que poderiam prejudicar a imagem internacional do plano piloto e ultrapassar o limite populacional que o plano poderia oferecer. A criação das cidades foi uma solução encontrada e muito debatida pelo governo brasiliense (seminário nacional). O transporte entre Brasília e as cidades satélites é muito precário e esse fato reafirma o desejo de afastamento entre as classes sociais.

   As cidades encontram-se afastadas do plano piloto. As mais famosas são Ceilândia e Taguatinga tendo uma distancia de 27 e 26 km respectivamente do Plano. A população destas cidades chega a 398.374 habitantes, porém esses dados são incertos, a principal forma de sustento e economia são os empregos simples(lixeiro,vendedor de especiarias etc.) que os moradores conquistam no Plano Piloto, também há um pequeno comércio local como mercados, feiras, pequenas lojas, entre outros. Estudantes moradores das cidades Satélites também transitam no Plano.
    Em primeiro lugar pode-se considerar que as cidades Satélites foram um improviso, portanto não há uma organização como no Plano Piloto. A cidade de Ceilândia por ser a mais famosa pode ser tomada como exemplo: a cidade possui uma enorme variação cultural, ou seja, há muitos tipos de raças (nordestinos, goianos, mato-grossenses entre outros), porém a organização de transporte, segurança (viaturas), e saúde é algo que afeta diretamente a cidade. Já no Plano, tais problemas não podem ser evidenciados, a organização parece ser impecável e a divisão ocorre através de super quadras nas quais possuem seu próprio comércio, centro de saúde, uma escola primaria e fundamental e uma área de lazer para o conforto dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário